You are hereGalileu e a Experimentação nos Primórdios da Física

Galileu e a Experimentação nos Primórdios da Física


By wescley - Posted on 10 abril 2012

Data: 
Qua, 01/06/2011
Tipo: 
Convite à Física
Arquivo do vídeo: 
No video? Get the Windows Media Plugin

A Física, como a conhecemos hoje, teve seus primórdios em torno da mudança de século, entre os séculos XVI e XVII. Uma de suas características essenciais é a ligação de suas idéias e esquemas ao mundo exterior, como este se revela à experiência, que passa a ser uma atividade elaborada de inquirição sôbre os fatos do mundo exterior. O colóquio tratará das mudanças que levaram a esse processo, e tratará de mostrar que é mais fácil operar o novo sistema de conhecimento que compreender o seu funcionamento. Como ilustração da atitude experimental diante da natureza, será discutido um pequeno trabalho de Galileu citado na bibliografia, no qual ele, em particular, conjectura sobre quais teriam sido na realidade os procedimentos usados muito tempo antes por Arquimedes.

Leitura sugerida

 

 

  • Paul Fayerabend, 'Matando o Tempo', EDUNESP. Livro autobiográfico do autor de 'Contra o Método', em que, em particular, explica a origem desse livro.
  • Cadernos de História e Filosofia da Ciência, número 9 (1986), em particular a tradução de 'La Bilancetta', de Galileu Galilei, feita por Pierre Lucie, e seu artigo sôbre esse pequeno trabalho de Galileu.
  • Existem traduções disponíveis das grandes obras de Galileu Galilei, a saber: 'Diálogo sobre os dois grandes sistemas do mundo' e 'Diálogo sobre duas novas ciências'.